terça-feira, 2 de junho de 2009

Sopa de Alcachofra...



Ingredientes:

1 alcachofra grande por pessoa
1 panela grande que acomode as alcachofras
galhos de salsa e cebolinha
1 cebola grande cortada em quatro pedaços e desfolhada
2 ou 3 dentes de alho
sal e azeite a gosto

Modo de fazer:

1. Cortar os cabos da alcachofra e bater a parte superior delas (o biquinho das folhas) na pia até que as folhas entreabram para que possam ser bem lavadas (pode bater bem forte que não deforma).

2. Lavar bem principalmente por dentro, em bastante água corrente.

3. Com uma tesoura de cozinha, cortar as pontas das folhas da alcachofra: fica muito mais bonito!

4. Colocar água na panela, o suficiente para ir até 3/4 da alcachofra, deixar ferver, juntar algumas folhas de salsa e cebolinha (inteiras para poderem ser retiradas no final ), as cebolas , o alho , o sal (pouco) e um fio de azeite de oliva.

5. Quando estiver fervendo, coloque as alcachofras e deixe ferver até que amaciem.
Não dá pra saber quanto tempo, pois depende da alcachofra, mas funciona assim : quando conseguir arrancar uma folhinha da parte de fora da alcachofra com facilidade, está pronto.

6. Desligue o fogo e deixe-as lá até a hora de servir. Retire todos os temperos : cheiros verdes, cebolas , alhos, etc.

7. Esquente novamente e sirva como entrada : uma alcachofra por pessoa e o molhinho para molhar as folhas.

8. MOLHO:

Pique 2 cebolas grandes bem miudinho, junte 2 ou 3 colheres de sopa de cheiro verde bem picadinho, vinagre e sal. Experimente e sirva em tigelinhas individuais.

Cada pessoa vai molhando as folhinhas na sua tigela.

Não esqueça de colocar um prato com pão Italiano fatiado e abrir um belo vinho tinto!

--------------------------------------------------------------------------------


Nesse frio de hoje, nada melhor do que uma sopinha de alcachofra!

A minha não deu esse trabalho todo, comprei no mercado, bati no liquidificador com leite e ficou uma delícia!Mas ainda vou aprender a cozinhar!!!rs

Ela é uma flor imatura, pertencente à mesma família das margaridas e dos girassóis.Conta-se que ela saiu do jardim e foi para a mesa na época do Império Romano, quando suas propriedades nutritivas e medicinais foram descobertas e a alcachofra passou a ser privilégio apenas da mesa de nobres e reis.

Lembro da primeira vez que provei a alcachofra!Estava passando uns dias na fazenda de uma amiga de faculdade em Mococa.Era um lugar delicioso,com ares de Casa Antiga, com quartos grandes, e colchas floridas nas camas espaçosas de madeira.

Mas o que mais me chamou a atenção foi a enorme mesa na sala de jantar, com umas doze cadeiras (talvez mais) repleta de guloseimas logo de manhã!

Era pão de queijo saindo do fôrno na hora, bolo de chocolate, bolo de laranja, pães caseiros, sucos, enfim, uma verdadeira cena de novela!E aquele movimento das cozinheiras para lá e para cá, oferecendo mais um pouquinho disso, mais um pouquinho daquilo!Um sonho!!!

À noite, chega o prato principal: Alcachôfra!

Nossa! O que era aquilo??? Que coisa mais estranha para se comer!?
Me senti a mais caipira da roça numa mesa de cidade grande!

Mas era uma família muito unida, amorosa e naquele momento me ensinaram a destrinchar folha por folha, passar no molho e saboreá-la com gôsto!

Sou fã até hoje!Da alcachofra e dessas pessoas que perdi de vista!

Quando temos a oportunidade de passar momentos assim, ao lado de seres especiais, nunca mais esquecemos um perfume, uma palavra e um sabôr!É uma doce volta ao passado!

Acho que a vida pode ser assim, como uma bela e grande alcachofra!Vamos arrancando pétala por pétala, passando um molho de vez em quando para dar uma pitada diferente, aproveitando cada dia, cada momento, cada minuto!Cada tristeza, cada alegria, cada aprendizado, pouco a pouco iremos chegar à nossa essência e descobrir que a melhor parte está no centro!

E se não tiver a flor, vale a sopinha mesmo!
Ela esquenta o corpo e nesse momento me esquentou até o coração!


Cris Gouvêa

Nenhum comentário:

Postar um comentário